segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O PROJETO 'ZONA ESCOLAR MODELO NO TRÂNSITO'


O PROJETO 'ZONA ESCOLAR MODELO NO TRÂNSITO'  é desenvolvido simultaneamente em 10 países membros da Safe Kids Worldwide. No Brasil, a escola municipal ÍNDIO PIRAGIBE na cidade de Santa Rita/PB, foi a contemplada, e as ações são desenvolvida pela ONG EDUCAR PARA O TRÂNSITO EDUCAR PARA VIDA- ETEV  e  apoiada pela ONG  CRIANÇA SEGURA Safe Kids Brasil, com financiamento da empresa dos EUA,  FedEx.

O principal objetivo do Projeto Zona Escolar Modelo no Trânsito,  é melhorar a segurança dos pedestres ao redor de escolas através da avaliação da zona escolar e execução de diferentes intervenções, com foco em melhorias permanentes no ambiente e na infraestrutura e demonstrar que o pode ser eficaz no combate a violência no trânsito envolvendo crianças e adolescentes, realizando mecanismo de segurança viária em torno de toda escola, que irá proporcionar mais segurança para CRIANÇAS, a exemplo de: Faixa de pedestre, sinalização vertical e calçadas, além de ações educativa na sala de aula.    

A ONG  Educar para o trânsito, educar para a vida - ETEV - foi escolhida para desenvolver o projeto pelo fato de já está realizando ações voluntária voltada para educação e segurança no trânsito das crianças. O projeto ‘Zona Escola Modelo no Trânsito’ é um Programa internacional Safe Kids Walk This Way uma organização não governamental que trata da segurança no trânsito para crianças e adolescentes e é um apoio à Década de Ação pela a Segurança no Trânsito 2011-2020, que incentiva governos e organizações a enfrentarem as mortes e lesões no trânsito em seus países e pretendem reduzir os índices de violência no trânsito.


A ONG ETEV, é a responsável pela execução do projeto na Escola Municipal Índio Piragibe, no Alto das Populares.na cidade de Santa Rita, Paraíba. 
O Projeto
Devido à grande concentração de crianças e adolescentes frequentemente expostos a veículos e aos riscos que estes representam para as crianças e adolescentes em torno das escolas, esta iniciativa se concentrará na segurança dos pedestres na área ao redor de escolas de ensino fundamental, que será chamada de zona escolar.
Frequentemente, a zona escolar inclui as ruas junto à escola e, geralmente, a área de um ou dois quarteirões em torno dela. “Uma zona escolar devidamente planejada com medidas para diminuir o trânsito irá “lembrar os motoristas de tratar a área com cuidado e atenção especiais”.


Este projeto piloto servirá como exemplo para outras escolas, governos e organizações que trabalham para aumentar a segurança demonstrando a importância de identificar riscos ambientais e comportamentais, a eficácia das intervenções, e o valor da agregação e análise de dados.

O principal objetivo é demonstrar que o Projeto Zona Escolar Modelo no Trânsito pode ser eficaz no combate a violência no trânsito envolvendo crianças e adolescentes.
A meta é reduzir em 25% o número de mortes por acidentes com crianças e adolescentes de 0 à 14 anos até 2015.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com Luiz Carlos  pelos fones (83) 8873-2591 e 9674-2911
A ONG ETEV realiza um importante trabalho através da promoção de palestras e seminários, difundindo a educação para o trânsito.

Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

NO TWITTER