segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dicas de Trânsito


Dicas para um Trânsito Seguro 




Segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana - 6% são por questões relacionadas à estrada e 4% por falhas mecânicas. No que tange aos motoristas, às vezes, a rotina deixa a pessoa descuidada de certos aspectos na hora de dirigir. E isso pode ocasionar uma ou mais multas. Aqui vão algumas dicas de coisas que os motoristas são obrigados a fazer, mas as vezes acabam esquecendo.

Dez dicas para um trânsito seguro

1 - Respeite os limites de velocidade estabelecidos. Em uma avenida livre, é mais fácil apertar o pedal do acelerador com um pouco mais de força para ganhar tempo. Mas isso pode causar uma multa por guardas de trânsito ou radares, além de aumentar as chances de causar um acidente. 


2 - Dirija com responsabilidade. Às vezes um motorista apressado negligenciam a segurança e fazem diversas manobras acrobáticas e ousadas, o que deve ser evitado. Caso contrário, pode causar um acidente ou mesmo chamar a atenção de um policial, pode aplicar uma multa por direção perigosa e excesso de velocidade.



3 - Não utilize o telefone celular. Se o carro não tem o sistema "hands free", melhor não fazer chamadas e muito menos enviar mensagens de texto. Isso retira grande parte da concentração do motorista e pode causar acidentes, sem falar na multa por infringir um código de trânsito.



4 - Utilize sempre o cinto de segurança. Além de ser uma parte essencial do carro qaunto a segurança, é uma obrigação do motorista. Afinal, mesmo em pequenos trajetos e em baixas velocidades nunca se sabe quando o cinto pode salvar uma vida.



5 - Respeite os sinais de trânsito. Em algumas partes do mundo pode se avançar o sinal em certas horas da noite, desde que seja feito com cuidado. Mas durante o dia é muito importante que não se ultrapasse o sinal vermelho, ou pode-se causar um acidente ou ganhar um bem merecia pena. Outra dica é não obstruir os cruzamentos. Se a luz está verde, mas não tem espaço suficiente a frente, melhor ficar parado e evitar uma multa.



6. Não dirija nos acostamentos. Por mais pressa se tenha, é importante ter este espaço somente para veículos de emergência, ou carros que tenham tido algum problema.



7 - Respeite as sinalizações. Ao dirigir é importante estar atento no que acontece ao redor. Grande parte dos acidentes de trânsito são porque as pessoas não olham para os sinais ou o fazem demasiadamente tarde. Ao ignorar um sinal também está se comentendo uma infração de trânsito.



8 - Esteja sempre atento. A pressão de estar atrasado pode existir, mas não justifica negligenciar acontecimentos ao redor. Fazer diversas coisas ao dirigir ou mesmo andar muito distraído podem ser interpretado como uma falta de atenção e são puníveis com multa.



9 - Mantenha seu veículo em boas condições. Quebrar o carro no meio da rua obstruindo o tráfego é passível de punição. Outra multa que pode ser aplicada é em um veículo que parou por falta de gasolina. Portanto muito cuidado com o veículo é fundamental para evitar multas.



10 - Respeite os oficiais de trânsito. Caso o motorista seja parado, o melhor a se fazer é ouvir pacientemente o que o guarda tem a dizer. Lidar bem com estas situações pode fazer com que o condutor inclusive seja perdoado em relação à multa.

Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

NO TWITTER