sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

SANTA RITA: é o primeiro município da Paraíba a instituir lei de Educação para o Trânsito nas Escolas

Santa Rita é o primeiro município da Paraíba a institui lei que torna obrigatório de forma transversal o ensino de educação de trânsito nas escolas da rede municipais a partir de 2014. 

Ações da ONG ETEV na escola municipal Índio Piragibe 

O prefeito Reginaldo Pereira (PRP), sancionou, sem vetos, lei de autoria do vereador Célio Rufino (PTC) que institui de de forma transversal o ensino de normas de trânsito (educação para o trânsito) nas escolas da rede municipal de ensino. Com a lei, as unidades de ensino terão que promover seminários, palestras ou simpósios visando estimular práticas de cidadania, prevenção e segurança no trânsito de Santa Rita. 

A lei estabelece que será ministrado em todas as disciplinas de forma rotineira as crianças e jovens estudantes, orientações para promover a reflexão sobre a realidade do trânsito da cidade bem como a promoção da preservação do patrimônio público e a sustentabilidade socioambiental, de acordo com as Diretrizes Nacional da Educação para o Trânsito.

A Secretaria de Educação estabelecerá o controle e os critérios para a realização do Curso de Qualificação dos Professores para o ensino de Educação para o Trânsito nas Escolas da Rede Oficial do Município de Santa Rita, como também firmar convênios com órgão, instituições e profissionais que estejam diretamente ligadas a temática educação e segurança no trânsito.

Com a Lei instituída o vereador Célio Rufino, que também é membro do Conselho Municipal de Trânsito, atendeu a uma reivindicação da ONG Educar para o Trânsito Educar para Vida - ETEV, que desde 2008, realiza ações em defesa da segurança no trânsito e cobra o cumprimento da obrigatoriedade da educação para o trânsito nas salas de aula do Brasil.

Para elaboração do projeto de Lei, o parlamentar contou com a determinação dos voluntários da Ong Etev e convidou o  primeiro autor de um projeto de educação para o trânsito no Brasil, trata-se do paraibano Dr. Samuel Correia Aragão, especialista em educação no trânsito    
"Entendemos que educando as crianças no presente, teremos adultos mais conscientes transitando nas ruas e avenidas da nossa cidade no futuro", disse Luiz Carlos presidente da ONG ETEV, e conclui “As atividades voltadas para educação no trânsito não retira a autonomia da grade curricular ou do projeto político/pedagógico das escolas que não deixarão de refletir a identidade da comunidade escolar".


Confira na integra a Lei e leve essa iniciativa para seu município!  



A Organização Não Governamental Educar para o Trânsito Educar para Vida - ETEV, ao longo dos 5 (cinco), de atuação já contemplo mais de 30 mil pessoas com suas ações voluntarias em prol de um trânsito seguro e humano, recentemente firmou parceria com a ONG Criança Segura, para implantar e desenvolver o projeto 'Zona Escolar Modelo no Trânsito' na escola municipal Índio Piragibe. Com recursos da FeDex Expresse. Além da atividade na sala de aula, foram construído 333 metros de calças, faixas de pedestres, colocado sinalização vertical e um painel no mura da escola com pinturas de placas de sinalização.Vejam nas fotos abaixo.


    





Ascom ONG ETEV

Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

1 comentários:

Postagens populares

NO TWITTER